Vende pelo Instagram ou Whatsapp? Saiba como criar um catálogo virtual

Se você tem uma loja virtual, é essencial ter um espaço em que seus clientes possam ver todos os produtos que estão disponíveis e seus preços. Sabemos que manter um site pode ser complexo ou não caber no orçamento, por isso queremos apresentar para vocês uma alternativa simples e sem custo: o catálogo virtual.


Esse tipo de material facilita a visualização dos produtos e pode ser constantemente atualizado, proporcionando uma melhor experiência para o seu cliente. Quer saber como criar um catálogo virtual? Te ensinaremos nesse post!



1. Garanta uma boa apresentação dos seus produtos


A experiência do cliente com o seu catálogo começa pelo visual, então garanta um design atrativo e fotos de boa qualidade. Mas calma! Não precisa ser nenhum profissional para isso, vamos lá:


Para o design:


Preocupe-se em construir um catálogo atrativo, sem exagerar nas cores, elementos e símbolos! Caso a sua loja tenha uma identidade visual, inclua no catálogo as mesmas fontes, cores, elementos e etc. Algumas ferramentas oferecem também modelos que você pode adaptar da forma que achar melhor.

Para as fotos:


Você não precisa de uma máquina profissional, mas garanta que suas fotos tenham uma boa resolução e qualidade e preocupe-se em mostrar seu produto como ele realmente é: cores, tamanho... Experimente tirar fotos de diferentes ângulos e invista em uma boa iluminação. Quer saber mais sobre cenário e fotografia de produtos? Na nossa jornada falamos mais sobre isso 😊


Uma dica: Dependendo do seu tipo de produto, existem mini estúdios fotográficos que podem ser encontrados na internet pela faixa de R$50!



2. Invista em uma boa descrição

Garanta que o catálogo irá conter todas as informações que o seu cliente precisa sobre o seu produto: preço, tamanho, material, cuidados necessários...


Tente pensar como seu cliente e se pergunte se todos os detalhes sobre o produto estão inseridos lá.



3. Mantenha o catálogo bem organizado


Separe os produtos por categorias ou alguma outra lógica de organização. Você pode inserir um sumário no início do catálogo (caso seja em PDF), mas existem algumas ferramentas que permitem a criação de menus também!



4. Garanta uma boa experiência do usuário


Confira se a qualidade do catálogo é a mesma para a visualização no celular ou computador, e em diferentes tipos de celulares também. Procure saber um pouco mais sobre layout responsivo.


Além disso, garanta que o catálogo tenha uma navegação simples e prática. Alguns meios para isso são:

  • permitir que o cliente pesquise por itens dentro do catálogo;

  • inserir links que direcionem para a página de compra do produto (e-mail, instagram, whatsapp...);

  • qualidade de imagem que permita o zoom;

  • permitir que o usuário seja direcionado para uma página específica ao clicar nos tópicos do sumário.


Uma dica: experimente testar com alguns amigos quando ficar pronto. 😉



5. Dicas de ferramentas para confeccionar o catálogo

Por fim, temos algumas dicas de ferramentas e aplicativos que podem te ajudar com a confecção do catálogo:


Blog por Raphaela Reale



8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo