Saiba como o uso de indicadores pode ajudar seu negócio

O que são indicadores?


Os indicadores nada mais são do que medidas do resultado do seu negócio.

Eles são números que indicam qual é a situação de uma empresa e podem ser utilizados em todas as áreas: marketing, vendas, financeiro, inovação, gestão de pessoas, etc.

Indicadores são essenciais não só para medir os resultados, mas também para saber se as ações que você tem tomado para o seu negócio estão sendo efetivas.


Por que usar indicadores no meu negócio?


O uso de indicadores ajuda a dar uma visão mais clara do seu negócio. Quando você passa a medir seus resultados de uma forma organizada, você sabe quais são seus pontos fortes e onde precisa melhorar, facilitando muito o gerenciamento e ajudando a traçar melhor seus planos. Mesmo para negócios pequenos é importante acompanhar os resultados dessa forma e saber se está no caminho certo, para não cair no erro de achar que uma ação é boa para o seu negócio, quando na verdade não é.


Outro ponto importante de usar indicadores é a motivação. Quando você usa métricas no seu negócio para estabelecer e alcançar algumas metas, isso incentiva você e sua equipe a trabalharem cada vez mais para conseguir atingir algum resultado.


Quero usar indicadores no meu negócio! Como eu faço?


Para te ajudar a começar usar indicadores, o Uma Mão preparou um passo a passo, que você confere a seguir:


1. Defina o que você quer medir


Não adianta sair medindo tudo por aí sem saber onde você quer chegar. Seus indicadores devem estar relacionados a suas metas e objetivos e devem impactar seus resultados.

Para começar, defina alguns poucos indicadores para medir o que você considera mais importante para o seu negócio no momento.


Por exemplo, se o seu negócio é novo e agora o mais importante para você é aumentar o número de clientes, um bom indicador é o número de novos compradores a cada semana ou mês. Assim você pode saber se de fato está conseguindo trazer novos consumidores ou não.


Por outro lado, se você tem um negócio online e percebeu que seus clientes estão deixando de comprar na sua loja e ouviu algumas reclamações que os produtos estão demorando muito para chegar, talvez os indicadores ideais para você sejam o tempo de entrega, e o número de pedidos entregues no prazo prometido.


Aqui não existe fórmula mágica, cada negócio funciona de forma diferente, e a pessoa que melhor conhece sua empresa e pode dizer o que precisa ser medido é você, empreendedor. Mas caso você esteja na dúvida de como escolher os melhores indicadores, na jornada do Uma Mão você pode contar com um guia para te ajudar.


2. Defina como você vai medir


Nesse passo você precisa saber onde vai conseguir as informações para construir seu indicador e como registrá-las.


Por exemplo, se você definiu como um indicador para o seu negócio o Tempo de Resposta das mensagens nas suas redes sociais, é necessário que você mantenha um registro de quanto tempo você demorou para responder cada vez que um cliente potencial entrou em contato com você. Somente dessa forma você poderá saber quanto tempo em média você demora para responder alguém, e entender o quanto precisar melhorar nesse ponto.


Aqui você também precisa definir com que frequência vai acompanhar cada indicador, ou seja, se vai acompanhar semanalmente, mensalmente etc. No nosso exemplo do Tempo de Resposta, você poderia acompanhar a cada semana quanto tempo em média demorou para responder e entender se está melhorando esse indicador ou não.


3. Tenha sempre um parâmetro de comparação


O parâmetro de comparação serve para avaliar se o seu indicador está bom ou não. Ele pode ser uma meta, ou o resultado do mesmo indicador em um momento passado.


Por exemplo, se você deseja melhorar a qualidade do seu produto, pode definir como um indicador o percentual de aprovação dos clientes. Nesse caso, você pode estabelecer como meta para o seu negócio que precisa ter 90% de aprovação dos clientes sobre do produto que você vende, e comparar seu indicador com a meta estabelecida para saber se está conseguindo melhorar seu produto ou não.


Ou se você acha importante para o seu negócio aumentar o alcance das suas publicações, você pode usar a ferramenta de Insight do Instagram para acompanhar semana a semana o alcance das suas postagens, e saber se o resultado da semana atual foi melhor do que a semana anterior, e entender se seu conteúdo está gerando engajamento.


Se o seu indicador apresentar resultados positivos, continue monitorando, pois ele pode sempre mudar. Caso contrário, se o seu indicador não mostrar bons resultados, você precisa tentar entender o que está afetando seu negócio e porque não está conseguindo atingir o que planejou, e assim traçar um plano de ação para mudar esse cenário.


4. Hora de colocar em prática


Agora que você já aprendeu o que são indicadores e como usá-los para ajudar o seu negócio, é hora de colocar a mão na massa! Use o nosso passo a passo para te guiar e não se esqueça de acompanhar constantemente seus resultados. O uso efetivo dos indicadores exige um acompanhamento frequente, e somente dessa forma você poderá pensar nas ações que podem trazer melhores resultados.


Precisa de Uma Mão para começar a usar indicadores?


Se você ainda não sabe quais indicadores são os ideais para utilizar o seu negócio ou ainda está na dúvida de como medir e acompanhar seus resultados e quer aprender na prática, o Uma Mão está aqui para te ajudar! Acompanhe nossas redes sociais, em breve abriremos inscrições para a nova turma da nossa Jornada.

30 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo